HISTÓRICO da ASSOCIAÇÃO NAVAL AMORENSE

Historial da Associação Naval Amorense

Parte 1

As modalidades da Vela e da Canoagem

 

Numa baía com tradições ligadas à vela, um grupo de pessoas juntou-se para fundar  na freguesia de Amora uma escola de iniciação à vela. Foi assim que nasceu formalmente, em 18 de Julho de 1991, a Associação Naval Amorense, cujo objectivo inscrito nos seus estatutos, foi o de promover os desportos náuticos, tendo a Vela - com a classe optimist - sido a modalidade pioneira no clube.

 

No início dos anos noventa, quando a maioria dos clubes de vela já dispunham de barcos de fibra, os pequenos atletas da Naval Amorense corriam com optimist de madeira e para espanto de todos venciam as provas em que participavam.

 

Pouco mais de três anos após a fundação do clube, entre 1994 e 1995, os pequenos velejadores da Naval Amorense conseguiram uma proeza inédita que foi o de terem arrecadado, num período de 14 meses,  116 troféus nas provas que disputaram na classe Optimist.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Magnífica imagem dos Optimist da A.N.A.na Baía do Seixal

 

 

 

Canoagem da A.N.A. no Século XXI

 

Na primeira década do século XXI a canoagem da Associação Naval Amorense conquistou, em provas nacionais e estrangeiras, lugares de relevo tanto a nível individual como colectivo, firmando-se como um clube de canoagem de referência no sul do país.

 

No panorama nacional a A.N.A. chegou a vice-campeã nacional de canoagem, a sua melhor posição no rankink da modalidade, mantendo-se posteriormente e durante anos, entre os 10 maiores clubes nacionais, fornecendo anualmente uma média de 3 atletas para a selecção .

 

Tanto no passado como actualmente, vários atletas do clube têm conquistado anualmente, títulos de campeões nacionais nas diferentes modalidades da canoagem.

 

As participações em provas internacionais dos atletas da Naval Amorense representam páginas brilhantes na história do clube, sendo de destacar alguns desses feitos:

 

·         Em 2002 Fábio Tomé venceu a Taça do Mundo K2 Júnior em Hazewinkel, na Bélgica e ainda um brilhante 5º lugar, dentre 38 países, no competitivo Campeonato Europeu Júnior na Croácia;

·         Em 2005 as atletas Sara Rafael, Stefanie Pereira, Ana Henriques e Nuno Henriques tiveram uma participação honrosa nos Campeonatos da Europa e do Mundo;

·         Nuno Henriques obteve o 13º lugar, entre 30 concorrentes, no Mundial de Maratonas em Perth, Austrália;

·         Sara Rafael arrecadou duas medalhas de bronze no VIII Festival Olímpico da Juventude em Lignano Sabbiadoro, Itália;

·         Em 2006 o atleta Dário Santos venceu a regata Internacional Decize, França nos 200 e 500 metros.

·         Em 2009 Luís Martins, com apenas 15 anos, participou nas Olimpic Hopes disputadas na República Checa, tendo conseguido, entre várias dezenas de atletas, um 12º, 13º e 14º lugares, respectivamente, nas provas de K1 1000m, K2 1000m e K2 500m.

·         Nesse mesmo ano de 2009, o atleta mais prestigiado do clube, Nuno Henriques em parceria com Artur Tomás, conseguiram um honroso 9º lugar no Campeonato Mundial de Maratonas em Crestuma.

·         Ainda no Campeonato Mundial em Crestuma, a atleta Delfina Freire no escalão de veteranas, conquistou a medalha de prata.

 

Equipa da Naval Amorense na descida Internacional do Rio Arade em 2005

 

autor: Moreira da Silva

 

 

DIRECÇÃO e TÉCNICOS da ASSOCIAÇÃO NAVAL AMORENSE